quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O QUE É O BLU-RAY DISC?


O CD apareceu no anos 80 para substituir várias mídias. Me lembro que eu era muito novo e fiquei impressionado com as possibilidades que os CDs traziam. Substituiu os disquetes, os zip drives, os vinis, as fitas cassestes, quase tudo. Além de ser uma mídia pequena e prática, o CD tem a capacidade de armazenar até 650 mb de música, softwares e dados em geral.
Nos anos 90 apareceram os DVDs que tem a capacidade de armazenar até 4.7 gb (7 vezes mais que o CD). Os filmes migraram para ele e o armazenamento de volumes robustos de dados também.
Para o novo milênio, com os vídeos de altíssima definição, as tvs de plasma e LCD, surge uma nova demanda: uma mídia capaz de armazenar vídeos com 1080 pixels, FULL HD. E a resposta para essa demanda é o Blu-ray Disc. Uma mídia capaz de armazenar de 25 a 50 gb (até 10 vezes mais que o DVD) e que tem o mesmo formato do CD e DVD. Assistir filmes em casa não será a mesma coisa de hoje. Claro que para poder experimentar a máxima resolução dessa mídia são necessários equipamentos como plasma e LCD, mas o Blu-ray Disc é compatível com equipamentos leitores de CD e DVD.
O BD utiliza um laser azul-violeta para leitura e gravação e por isso o seu nome. A letra "e" da palavra original "blue" foi retirada porque em alguns países não é permitido registrar produtos com nomes comuns.
Os responsáveis por esse padrão é o BDA (Blu-ray Disc Association). Criado pela Sony e Panasonic, o Blu-ray Disc disputou uma guerra de formatos com o HD-DVD mas ganhou a batalha em 2008 com o apoio da MGM, FOX, WARNER BROS e COLUMBIA PICTURES.
E agora? Qual será o novo formato? Será que vamos chegar à uma mídia com capacidade de armazenamento de 1 terabyte? Eu ainda não trabalhei com armazenamento em Blu-ray Disc, mas assim que eu o fizer, compartilharei os resultados com vocês.

fontes:
http://www.blu-raydisc.com/bluray_site.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_Blu-ray

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

MOBILE MARKETING

O móbile marketing mais do que nunca está “às pampas” e é esse tipo de sistema que por suportar inúmeras formas de serviços, e estes dependendo da empresa que o adotar, com certeza alavancará muito os negócios de uma instituição. Ainda é tido como incerto para muitos empresários mais conservadores, mas para esses um recado: a tecnologia de internet via celular é juntamente com a de internet em computadores tradicionais, a maior oportunidade para a expansão de negócios, tanto para o pequeno quanto para o mega-empresário. São dispositivos da mais nova tecnologia referentes a comunicação que trazem conforto e agilidade tanto para quem consome quanto para quem disponibiliza o serviço. É uma simples questão de entrar de cara nesse segmento que certamente é o futuro para o andamento de qualquer negócio. O mais recente caso ocorreu em nosso vizinho México através de uma parceria de bancos como Citibank e BBVA com operadoras telefônicas do país – Telefônica e a Iusacell. O serviço disponibilizado oferece aos seus usuários a facilidade de pagarem, em breve, contas de restaurantes, corridas de táxis, e outros, graças a disponibilização de contas de bancos dos usuários disponíveis em links via celular. A partir daí basta o cliente acertar tudo enviando uma mensagem de texto.